Seok Joung

Restaurante Coreano

Seok Joung atrai brasileiros e coreanos fãs de pratos picantes

Deixe um comentário

Dona de um dos restaurantes coreanos mais freqüentados da região defende culinária sem invencionices

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos anos 80, a casa de Hea Ja Shin, que na época morava em São Bernardo e ficava atrás da floricultura da família, era ponto de parada dos amigos coreanos que voltavam do litoral.
“Eles traziam peixes, e minha mãe passava tardes preparando. Todos diziam que ela tinha de abrir um restaurante”, conta a filha, Suzana Jiae Cho.
Shin costuma dizer, com um sotaque que mistura coreano, português e inglês -este último aprendido nos anos que ela passou no Canadá, trabalhando em uma lavanderia- que “sabia que sabia cozinhar”, mas, enquanto não precisou “tomar as rédeas da família”, adiou os planos. Foi em 2001, quando o marido morreu e o comércio que o casal havia aberto no bairro do Brás faliu, que ela tomou coragem e comprou o ponto onde hoje comanda o restaurante Seok Joung.
Apesar de o marido não ter visto se concretizar o sonho da mulher, para a filha Suzana foi muito graças a ele que o lugar engrenou. “Meu pai tinha muitos amigos na colônia coreana.
Logo que abrimos eles começaram a lotar o restaurante”, diz.
Entre os pratos mais pedidos, estão o churrasco coreano, chamado de bulgogi (R$ 25, o individual), e o frango recheado com raízes, castanhas, frutinhas vermelhas e condimentos coreanos, prato conhecido como samguetan (R$ 55, que serve de uma a duas pessoas). O galetinho passa cerca de três horas no fogo e deve ser encomendado um dia antes.
Para os não iniciados na culinária coreana, Suzana avisa: “Minha mãe não abrasileirou os pratos. É preciso gostar de muito alho, de muita pimenta e de tempero forte para vir aqui”.
Especiarias que mãe e filha só compram se forem importadas.
“Se não for tempero coreano, não entra na nossa cozinha.”(PRISCILA PASTRE-ROSSI)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s